Um blog da Massa

Fael Lima é mais um daqueles atleticanos apaixonados que procurou falar do seu grande amor e trabalhar com isso. Nascido em Caratinga, procurou além daquilo que os programas esportivos noticiam, e com isso conseguiu a notoriedade da massa. Seu blog, o Cam1sa Do2e, é referência quando se trata da cobertura nas arquibancadas de onde o Galo for jogar, filmando desde a movimentação fora do estádio até o agradecimento final dos jogadores à torcida (sem falar nas atleticanas gostosas da seção Cam1sa D3las, digassi di passagi...).

Hoje, sua carreira está em ascensão, tendo participado de diversos programas de TV, sendo integrante fixo no programa de esportes Golasô, da Bandeirantes mineira; escreveu o livro Nós Vivemos, Nós Vencemos, relatando a epopeia da conquista da Libertadores de 2013; é representante no Blog do Atleticano, espaço do portal SuperEsportes e por fim tem um programa na Web Rádio Galo, o Cam1sa Do2e no Rádio.

Já chega né, vamos à entrevista:


fonte: Twitter




DDP - Como ocorreu sua entrada no jornalismo online?
Fael: Eu sempre gostei de blogs e tinha o hábito de visitar vários com todo tipo de assunto. Resolvi criar meu endereço para postar meus textos e o acervo de fotos e vídeos que eu possuía sobre o Atlético. No início não havia essa visão jornalística de informar, editar vídeos, fotos e até programa de rádio, como acontece hoje. Com o crescimento do Cam1sa Do2e, passei a me preocupar com pautas e a forma como comunicava com o público, mesmo antes de ingressar no curso de jornalismo

E o Cam1sa Do2e? Como surgiu?
Como passei toda a minha vida no interior, senti a falta de uma cobertura esportiva dos bastidores. Sempre digo que os trinta segundos da TV não são suficientes para matar a sede dos torcedores. Então o Cam1sa Do2e começou a publicar vídeos da arquibancada, encontros da torcida e tudo o que acontecia ligado ao Atlético, mas não chegava na grande mídia. Para mostrar a chegada de um jogador, eu não deixava de lado meu lado torcedor. Fazia o vídeo no aeroporto e ainda brincava ao presentear os jogadores com pão de queijo, bandeja, cachecol, entre outras coisas. O torcedor que vive longe do Atlético e até o de BH que não pode acompanhar tudo passou a visitar o Cam1sa Do2e para se sentir na arquibancada.


Agora, também você escreve uma "blog-coluna" no portal SuperEsportes. Esse convite apareceu quando? Há uma possibilidade de escrever no Estado de Minas?
O jornalista Fred Melo Paiva era o responsável pelo espaço, mas ficou difícil dividir o tempo com outras funções. Então ele me ligou, perguntou se eu topava e depois me indicou para a direção do portal. Ele continua com a crônica semanal no Estado de Minas e representa muito bem o Atleticano no jornal.

Para você, quais são as principais vantagens e desvantagens de trabalhar com o Galo nesse veículo?
A vantagem é que meu trabalho é meu lazer. Quando eu não estou trabalhando para o blog, meu passatempo é ler algo sobre o Atlético, minha casa é coberta de objetos do clube e posso dizer que vivo o preto e branco vinte e cinco horas por dia. A desvantagem é que provavelmente eu jamais poderei trabalhar com o jornalismo esportivo envolvendo outros clubes, pois o torcedor brasileiro não entende que um profissional pode separar a paixão da profissão.

Como é seu dia-a-dia de trabalho?
Por trabalhar em casa, saio somente quando tem alguma pauta na rua. A maioria das pautas chegam por internet e posso ficar dias sem sair de casa. Durante a Copa e com o Atlético na China, fui para a rua para fotografar os turistas que recebiam brindes do Galo, um bonecão do Ronaldinho que recebeu os argentinos, entre outros assuntos. Procuro ler todos os sites e sempre ouvir o torcedor nos estádios e redes sociais para não perder nada. Recebo várias mensagens diárias com sugestões de matérias.


Quais são suas estratégias que utiliza para manter e atrair mais leitores? 
Existem os leitores que gostam de matérias mais produzidas, outros visitam postagens com fotos ou vídeos e o público que prefere crônica sobre a situação do clube. Procuro ter esse conteúdo diversificado para não perder ninguém.

Qual é a principal diferença de se escrever sobre esportes para uma plataforma digital? 
Creio que a principalmente diferença nos textos de internet é que eles são mais leves, ao contrário do jornal impresso, onde a matéria é direta, tem o espaço definido. A internet possibilita maior quantidade e variedade de pautas, você não precisa esperar o dia seguinte para que a matéria chegue ao público. Chegou a notícia, você manda para o ar e depois ainda pode editá-la, caso consiga outras informações.

Com o blog, surgiu diversas oportunidades, dentre elas que você trabalhou durante um tempo na TV. O que você preferiria: continuar com os blogs ou televisão?
O público da TV é diferente. Não eram as mesmas pessoas que liam as postagens na internet. Aprendi muito e sei que preciso aprender mais. Quero voltar para a TV no futuro, mas não pretendo deixar de lado os blogs, pois é um contato mais próximo com o público, o retorno é imediato.

Percebe se você entra em algum tipo de "concorrência" com os sites de notícias como GloboEsporte.com e SuperEsportes?
Não só eles, mas outros, como o Lance, Placar, Uol, O Tempo, sempre tentam passar a notícia em primeira mão nessa loucura que é a velocidade da informação na internet. Mesmo que saia uma pequena nota e ela seja editada depois, o importante para os grandes portais é ser o primeiro endereço a publicar.

fonte: Cam1sa Do2e

Filipe

Mais clubista que eu, só dois de mim.