O preço de 'se vender'

Recentemente saiu em blogs e sites de noticias de televisão que a Rede Globo estaria insatisfeita com os índices de audiência que o futebol têm alcançado nos últimos anos, principalmente agora em 2014. Com a baixíssima qualidade de técnica oferecida pelos clubes, a emissora faria uma reunião cobrando mudança. Com tom até apocalíptico, anunciou que se, mantendo dessa forma, o futebol vai "sumir" da TV aberta.

Este é o câmera da Copa
Realmente, o nível do futebol apresentado no Brasil é terrível, e não perspectiva de melhora tão cedo, graças aos grandes cabeças pensantes que comandam o esporte. Os nossos cartolas dão show de incompetência em gestão, simplesmente porque pro futebol tudo é fácil burlar, dado a sua popularidade e a importância que lhe dão. Da mesma forma que não sabem gerir, não sabem o que fazem.
Quando o CADE determinou o fim da preferência da Globo na compra dos direitos do Campeonato Brasileiro, sonhávamos com uma modernização da competição, incluindo maior poder de força dos clubes. Mas o que aconteceu todos já sabem: na ânsia por mais dinheiro e menos responsabilidade, clubes como Corinthians e do Rio de Janeiro comandaram uma rebelião no Clube dos 13. Agora com negociação direta dos direitos de transmissão, o que já era injusto se tornou inconcebível.
Cada vez mais clubes adiantando as cotas para conseguirem fechar as contas, além da discrepância do valor repassado, fazem dos próprios reféns da Globo. As agremiações, salvo poucas exceções (caso do São Paulo e do Atlético, por exemplo) não têm o direito moral de não terem 'intervenção' da TV no que diz respeito a desempenho. A visão canhestra do "melhor o meu e o resto que se foda" domina de tal ponto que não faz o Campeonato Brasileiro ser atrativo.
Aí entramos na queda de audiência, tanto pela TV ou pelo pupaganti. Os times não se preocupam com o espetáculo, além disso as competições têm regulamentos que não alimentam a competitividade. Caso da Copa do Brasil, onde um eliminado pode garantir vaga na Sul-Americana. O que se viu ontem (13)? Times entregando resultados na cara dura. Isso desanima qualquer um. Qual é o sentido do torcedor acompanhar um jogo "marcado" para perder?
Como vemos, o "buraco" onde está o nosso ludopédio é bem profundo.

Atenção pro último gol do América de Natal...

Filipe

Mais clubista que eu, só dois de mim.